decoração

Como decorar uma casa com paletes

12:53


Como decorar uma casa com paletes


Casas sustentáveis e ambientalmente corretas são tendências para o futuro. E nessa onda está um tipo de decoração que é feita com móveis reciclados de outros objetos e materiais, entre eles as paletes de madeiras.

As paletes geralmente compõem a estrutura dos móveis, como por exemplo em sofás e camas. Pintadas adequadamente, elas revigoram e até melhoram a estética do ambiente. Se você quiser saber como eles podem ser usados na decoração de apartamento ou casa, continue lendo e veja nossas dicas.


Como reutilizar paletes

As paletes são estruturas usadas em depósitos e galpões para servir como suporte para produtos, evitando que fiquem expostos no chão, ou facilitando o transporte deles. Podem ser de madeira, plástico ou metal. Na hora de utilizá-las na decoração, você pode montá-las como estruturas para os móveis maiores. O segredo para deixar esses estrados bem bonitos, é caprichar na pintura e nos detalhes, a menos que queira mantê-los como estão para uma decoração mais rústica. Os móveis que podem ser feitos com eles são:
- Camas – as paletes aqui podem ser usadas na base, horizontalmente, dando suporte para o colchão ou na cabeceira (onde são colocadas na vertical). Na base, você pode usar apenas uma fileira, caso queira algo mais próximo ao chão, ou com duas ou mais camadas para camas mais altas. Você ainda pode cortar uma ou mais paletes ao meio para usá-las como um criado-mudo ao lado da cama.
- Sofás – as paletes aqui servem como estrutura para o estofado e as almofadas, podendo ser empilhadas para aumentar a altura do móvel. Você pode combinar outros itens com as paletes, tais como rodinhas e pés de madeira ou plástico.
Na hora de pintar, dá até para usar cores distintas e fazer um sofá colorido ou com tons de preto e branco.
- Mesas – paletes dão ótimas mesas por causa do seu formato retangular. Aqui, para que você possa colocar as cadeiras debaixo da superfície da palete, o ideal é usar caixotes como base.
Você ainda pode fechar os vãos da palete com tiras de madeira ou colocar um tampo de vidro ou madeira sobre o material.
Para mesinhas de sala ou de canto, dá para colocar apenas duas paletes e cobri-las com um pano bem bonito. Ou usar apenas uma com rodinhas que aumentem a altura da estrutura.
- Estantes -  Para montar estantes de paletes, o melhor é cortá-las em tiras mais finas para economizar o espaço horizontal, e ir colocando umas sobre as outras.
Além dessa estrutura feita por sobreposição, você pode usar bases ou tiras/pedaços de madeira entre elas para ampliar o tamanho do vão, de modo a comportar objetos maiores.
Há também como pegar apena uma palete e pendurá-la na parede, preenchendo com tiras de madeira os vãos que servirão de suporte para os objetos. Aqui as opções variam conforme a sua criatividade.
Usar paletes na decoração pode ajudar a dar destaque e ainda chamar a atenção dos seus amigos na hora em que forem fazer uma visita. E você não precisa só usar paletes de madeira, pois pode alternar com as de plástico ou metal. Caixotes também ajudam na composição. Você não precisa de nenhum curso de design de interiores para fazer essas criações, basta seguir alguma foto ou ter alguma criatividade!

Veja abaixo algumas fotos que pegamos no Pinterest.

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo dizendo se gostou da matéria :)












You Might Also Like

0 Chocolates viraram Cupcakes

Deixe um recadinho sobre o blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...