bate-papo

Guia de Blogueiras - Como conseguir parcerias pro blog

20:07



Hoje acordei com vontade de postar algo útil. Foi então que me lembrei de uma conversa em um grupo do Whats de Blogueiras, em que algumas meninas estavam com dúvidas em relação a "como conseguir parcerias pro blog". Foi então que decidi trazer esse post e retomar o projeto Guia de Blogueiras, e creio eu que seja um projeto que ajuda muitas pessoas devido a quantia de visualizações e procura por esses posts.

A partir do momento que o blog deixa de ser só um hobby e vira um trabalho, ai cresce a procura de um meio de ganhar dinheiro. Hoje em dia é bem mais fácil de conseguir parcerias com lojas e marcas. E com essa facilidade, algumas pessoas ficam cheias de dúvidas na hora de procurar por parcerias e outras chegam a cometer erros fatais, que acabam sujando sua imagem e fazendo com que a loja perca interesse pelo blog. Apesar do pouco tempo do blog, já são quase 2 anos que tenho experiência com blog, nesse tempo já fechei várias parcerias, por isso resolvi compartilhar algumas dicas que aprendi durante esse tempo, para ajudar quem anda com dúvida em relação a isso.

Para saber mais dicas, clique em leia mais

  • Ter uma boa aparência:
Vamos por partes, o primeiro fator em que uma loja observa é a aparência/layout do seu blog. Não digo que seu layout precisa ser mega profissional ou perfeito, mas o mínimo é que seu blog seja organizado, não ter cores muito chamativas, ser organizado e coisas do tipo. Para quem não sabe fazer layout ou não tem condição de investir em um, tem um post aqui no onde tem vários layouts free para blogs. Porém, o recomendado seria um layout seu, pois será sua identidade do blog, então depois de um certo tempo de blog, vale a pena investir sim em um layout próprio.


  • Ter conteúdo em seu blog:
Esse é um item crucial nos meios de blogs, pois hoje em dia, é muito mais comodo ir em um blog e copiar a postagem inteira dele e postar em seu blog. Isso não é ter conteúdo, isso não é ter blog. E lembrando que plágio é crime. Para você ter um bom conteúdo em seu blog, deve haver esforço da sua parte, faça uma pesquisa antes de fazer o post, procure boas imagens, não deixe o post cheio de imagens desalinhadas ou fora do padrão. Poste sobre coisas interessantes e úteis. Tenha um foco de postagens no blog, e organização. Isso é conteúdo, isso é qualidade de blog.

  • Ter um bom número de seguidores:
Isso é um assunto meio delicado de se falar, porque quando a gente cria um blog, depois de determinado (pouco) tempo de blog, já da a louca na blogueira atrás de parcerias. Mas não é assim que funciona minha gente. No meu caso eu fui em busca de parcerias apenas depois dos 500 seguidores, na minha opinião antes disso nem vale você buscar parcerias. Pois com poucos seguidores, o que você irá oferecer para uma loja? Uma parceria tem que ser vantajosa para ambos lados. E fora que poucas lojas procuram blogs com números abaixo disso.

  • E como conseguir? Envie emails:
A melhor maneira de conseguir uma parceria é tomando uma iniciativa e enviado o seu próprio email para a loja virtual escolhida. Antes de eu ter nenhuma parceria eu enviada vários emails para várias lojas virtuais e depois de um tempo que comecei a receber respostas, eles vão dá no máximo um banner com um cupom de desconto do seu blog. Depois de algum tempo você pode receber produtos para resenha e divulga-los no seu blog.

E o que mando? Você diz quem você é (Ex.: Eu sou fulano do blog tal), fala um pouco do seu blog e com quantas pessoas ele conta atualmente, explica o porque quer parceria (Ex.: Eu gostei da loja e acho que tem haver com o que eu publico no meu blog), coloque o link do seu blog e das redes sociais que ele está. O email por onde você enviou, pode ser especifico do blog ou pessoal, aí não tem muito problema, vai de você.  Como por exemplo:
Bom dia,
Meu nome é Giselle eu tenho um blog que trata de diversos assuntos femininos, cosméticos em geral, etc. Tenho grande admiração por sua marca, gosto muito da linha X. Caso tenham interesse em algum tipo de parceria com meu blog, por favor entrem em contato para que eu possa enviar um Midia Kit.  


  • Existem 4 tipos de parceria:
Envio de produtos: A loja te envia produtos e você faz postagem comentando sobre o que você achou do produto ou você faz uma postagem falando sobre a loja e como foi sua experiência em receber produtos de lá, se chegou tudo direitinho, se a qualidade é boa, etc.
Cupom: A loja disponibiliza cupons de desconto para suas leitoras, e você ganha uma pequena comissão das compras que foram feitas utilizando seu cupom.
Sorteio: A loja disponibiliza algum produto para você fazer um sorteio, e ela mesma fica encarregada de enviar o prêmio para o vencedor.
Publipost: A loja te paga um certo valor para você fazer postagens sobre ela. Essa é a parceria mais complicada de conseguir, geralmente ocorre quando o blog já é bem conhecido e tem muitos acessos.
Nunca diga: "Oi, me envia produtos para eu testar e divulgar sua loja no meu blog?" Lembre-se, parceria deve ser algo benéfico tanto para a loja, quanto para você, portanto seja o mais profissional possível, cumpra com o que você combinar e lembre-se de ter bom senso na hora de enviar suas propostas.


  • O que é Mídia- Kit?

Ele é basicamente uma apresentação de seu blog, onde você vai falar um pouco sobre você, a história de blog e apresentar seus números. Deve conter número de seguidores em todas redes sociais (por isso a importância de estar conectado em todas). Seria um currículo do seu blog, na internet encontramos diversos guias e modelos. Mas as informações básicas são:

Apresentação do blog: como começou, porque começou, quais os objetivos.
Apresentação da blogueira: nome, idade, o profissão, habilidades.
Acessos do blog (é interessante que você tire print dos gráficos de acesso), seguidores no blog, curtidas da página do blog no facebook, e demais dados que você possa passar.
Contato: seu email, facebook, caixa postal (se tiver).

O básico realmente é isso, agora é só ir em busca de parceiros, se você já estiver pronta para isso. Caso tenham alguma dúvida não deixem de comentar, estarei tentando responder quem perguntar ou tiver dúvida. 


You Might Also Like

9 Chocolates viraram Cupcakes

  1. Oi Gi, não sei se lembra de mim, mas de qualquer forma quero te parabenizar pelo blog e pelas vitórias na tua vida. O post está muito bom. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei esse post.
    Eu já estou na blogosfera a uns 6 anos, entre vinda e idas como blogueira e leitora SEMPRE.
    To recomeçando meu blog, buscando desde agora já dar um ar profissional para ele por isso comprei o domínio e o layout está em processo.
    Adorei as dicas, estou anotando tudo que posso para não errar. Espero que daqui um ano eu esteja pronta para enviar e-mail's para as lojas.


    Já estou seguindo seu blog públicamente e ele já está nos meus favoritos, quero sempre vir conferir as novidades. Te convido para conhecer o meu blog e seguir se te interessar, vai ajudar muito meu trabalho. Beijos, Isa do www.isabelaseixas.com

    ResponderExcluir
  3. quanta dica suuuuper mesmo!
    http://daielepatricia.blogspot.com.br/
    ♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas flor!
    ainda hoje tem vídeo novo no canal
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, já salvei aqui nos favoritos para seguir essas dicas, agora só falta ter os numeros para ir atrasde pacerias haha
    bjoos

    http://milkandchoc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. adorei as dicas
    http://meninamulher-meninapink.blogspot.com.br/
    faça uma visita no meu cantinho também , que esta com vários looks e posts legais :D

    ResponderExcluir
  7. Ameei as dicas, seu blog é perfeito *;*
    Estamos começando o nosso blog, se quiser visitar.... anotaaicombuuheizzi.blogspot.com
    Beeijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Tava super precisando dessas dicas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho sobre o blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...